IMG-20140428-WA0003

Curiosidades: Feltragem

Acredita-se que esta técnica de produção de tecido tem o começo de sua história no período Neolítico, sendo usada pelos povos que criavam ovelhas, muito antes do invento da tecelagem e da fiação da lã.

No começo, a lã das ovelhas era posta nos calçados para proteção e aquecimento, o suor e a fricção gerada resultou no feltro e na modalidade de feltragem que hoje fazemos com água quente e sabão (wet felting). Sendo descoberto, ele passou a ser utilizado em peças de vestuário, tapetes, cobertores, e artefatos bélicos.

A feltragem com agulha, surgiu no período da Revolução Industrial, com o desenvolvimento de máquinas com várias agulhas farpadas que produziam feltro (tecido não tecido) em larga escala. Estas mesmas agulhas são as usadas atualmente para fazer a feltragem com agulha (needleting).

Esta técnica pode ser feita com uma ou várias agulhas, e cria peças planas e tridimensionais. Existem dois tipos de lã para feltrar: manta (tecido mais áspero e irregular) e a penteada (vem em mechas, tem textura mais lisa e macia).

Existem ainda outras modalidades de feltragem: Fulling (coloca-se as peças em lã na máquina de lavar para que ela sofra o adensamento), Feltragem Nuno (técnica de Polly Stirling, usa-se gaze de seda e lã em conjunto).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>